O primeiro dia de dezembro de 2020 será quente e as chances de chuva são remotas nesta terça-feira (1º/12) no Distrito Federal. Se o bom velhinho tiver planos de passar pela cidade para traçar estratégias de semear sonhos e distribuir presentes no primeiro Natal de pandemia do brasiliense, é melhor ele abandonar o gorro e o traje de inverno.
O meteorologista Heráclito Alves, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), antecipa que os moradores da capital vão encarar até 31ºC. “Teremos um predomínio de céu com poucas nuvens, pequena possibilidade de chuva e um sol predominante durante quase todo o dia”, explica.
Para o brasiliense que saiu cedinho de casa para trabalhar, e enfrentou um friozinho de 13ºC, é quase inacreditável que a temperatura subirá tanto no meio da tarde. A umidade relativa do ar também será de extremos. A mínima prevista é de 30% e a máxima, 95%.
O horário mais seco, que exige mais atenção do brasiliense, acontece na parte da tarde, entre 14h e 16h. O tempo deve continuar quente e com poucas chances de chuva ao longo dos próximos dias.
“Pelo menos até quinta-feira (3/12) esse padrão deve se manter. Depois, aumenta a nebulosidade e devemos ter um fim de semana bem diferente, com chuva em boa parte do DF”, adianta Heráclio. A instabilidade do tempo geralmente ocorre nestes dias de transição de estações. Em 21 de dezembro começa o verão, que vai até 20 de março de 2021.