O fim de 2020 e o início de 2021 serão marcados por celebrações na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, em Brasília. As missas de fim de ano são, na liturgia católica, dedicadas à Santa Maria, Mãe de Deus. Além das reflexões sobre a maternidade da Mãe de Jesus, as cerimônias também rezam pela paz.
A despedida do ano inicia-se às 18h, com o hino cristão Te Deum e a inauguração externa da Catedral, que faz parte do projeto Brasília Iluminada. A última missa de 2020 na Catedral será celebrada no dia 31 de dezembro, às 20h. Presidida por Dom Paulo Cezar Costa, arcebispo da Arquidiocese de Brasília, a Eucaristia terá tom de agradecimento pelo ano que passou.
No primeiro dia de 2021, duas missas serão celebradas no altar da Catedral: às 10h30, e às 18h. Ambas serão transmitidas ao vivo pelas redes sociais da Arquidiocese de Brasília. Nesta data, as missas, dedicadas à maternidade de Maria, recordam o Dia Mundial da Paz. Criada em 1968 pelo Papa Paulo VI, a comemoração é vivida sempre em 1º de janeiro.
Em 2020, a festividade terá como tema: "A cultura do cuidado como percurso de paz". O arcebispo ressalta que 2020, com a chegada da pandemia da covid-19, foi de muitas perdas, tanto econômicas, quanto sociais. "Entremos nesse novo ano com com a grande esperança da fé, com a certeza de que o senhor Jesus e sua santa mãe caminham conosco", declara, pedindo esperança. "Nós não estamos sozinhos na história, não estamos sozinhos na vida. Que todos tenham o direito de serem vacinados. Que possamos retomar a nossa vida normal.”
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.