Tributação

GDF adia cobrança de taxa de estabelecimentos comerciais para 2021

Medida publicada no Diário Oficial considera "forte impacto financeiro sofrido pelos setores econômicos de bares, restaurantes, lanchonetes e comércio de rua" para adiar pagamento de Taxa de Funcionamento de Estabelecimento para dezembro de 2021

Correio Braziliense
postado em 25/12/2020 10:52 / atualizado em 25/12/2020 11:01
 (crédito: Mauro PIMENTEL / AFP)
(crédito: Mauro PIMENTEL / AFP)

O Governo do Distrito Federal adiou o prazo de pagamento da Taxa de Funcionamento de Estabelecimento (TFE) para dezembro de 2021. Os valores são pagos por bares, restaurantes, lanchonetes, quiosques, trailers e similares, setores que sofreram forte impacto econômico provocado pela pandemia da covid-19.

O decreto foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) da última quinta-feira (24/12), e entrou em vigor na mesma data. Com a medida, os responsáveis pelos estabelecimentos podem ainda realizar os pagamentos de forma parcelada, a partir de dezembro de 2021, a critério da Administração. Já os valores recolhidos até o decreto não são passíveis de restituição.

A determinação traz, no texto do Decreto Nº 41.644, que a ação considera “a dificuldade financeira desses setores econômicos para o cumprimento da obrigação principal de pagar a Taxa de Funcionamento de Estabelecimento”.

A TFE visa disciplinar os estabelecimentos situados no Distrito Federal por meio do cumprimento da legislação disciplinadora do uso e ocupação do solo, da higiene sanitária e saúde, da ordem e tranquilidade públicas e da proteção ao meio ambiente. Ela está prevista no art 4º, inciso III, da Lei Complementar nº 4, de 30 de dezembro de 1994 (Código Tributário do Distrito Federal).

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação