A Secretaria do Trabalho do Distrito Federal (Setrab), por meio do Programa Qualificação Profissional e Frente de Trabalho (Renova-DF), está oferecendo 3 mil vagas de cursos profissionalizantes voltados para pessoas em situação de rua. O objetivo da iniciativa é promover capacitação nas áreas de construção civil e jardinagem. O GDF irá destinar R$ 5 milhões por mês ao projeto.
A previsão é que o curso comece no dia 12 de janeiro de 2021 e capacite turmas com cerca de mil alunos a cada 30 dias. As aulas serão ministradas por profissionais do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e, durante a capacitação, os participantes receberão ajuda financeira no valor do salário mínimo (R$ 1.045), além de transporte e seguro contra acidentes pessoais.
A formação também irá oferecer atividades práticas, que serão desenvolvidas em quadras poliesportivas, praças, parquinhos infantis, parques, pontos de encontro comunitário, jardins, campos de futebol sintético, entre outros equipamentos públicos das regiões administrativas do DF. Ao final do curso, o participante terá direito ao certificado autenticado pelo Senai e pela Setrab.
Oportunidade
Alexandre Gomes, de 40 anos, e Rafael Araújo, de 25 anos, foram selecionados para uma das vagas ofertadas pelo programa, lançado em novembro. Alexandre, que se encontra há dois anos na rua após perder a casa em um incêndio conta que, agora, tem a chance de ampliar os seus conhecimentos. Para Rafael, a capacitação é uma oportunidade de futuro: “vim parar aqui após problemas familiares, mas quero arrumar um emprego e garantir minha autonomia”, disse o participante.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.