O Hospital de Base criou um serviço de reabilitação de pacientes de pós-covid-19 no Distrito Federal. A unidade de saúde, administrada pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF), foi uma das cinco escolhidas no país para o Projeto de Reabilitação Pós-Covid-19, através de uma parceria com o Hospital Sírio-Libanês e o Ministério da Saúde.
O projeto faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proad-SUS), do Ministério. O serviço é voltado para o tratamento de pacientes graves que ficaram com sequelas do novo coronavírus. Ao todo, 15 leitos de enfermaria são exclusivos para tratamento, que conta com uma equipe multidisciplinar. O serviço inclui o trabalho de enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais, psicólogos e terapeutas ocupacionais.
Para ter acesso ao programa, é necessário ser paciente internado no Hospital de Base ou ser encaminhado pelo Complexo Regulador da Secretaria de Saúde do DF, com indicação médica da continuidade de assistência para a reabilitação. A equipe do programa auxilia na retomada do condicionamento respiratório, no fortalecimento muscular, entre outras terapias de acordo com a avaliação de cada pessoa.
“A equipe multidisciplinar o acompanha em uma rotina semanal, com discussões diárias e estabelecimento de metas para cada paciente. Caso seja necessário, após a alta, o acompanhamento continua ambulatoriamente com a fisioterapia, geriatria e demais especialidades”, explicou a gerente de Enfermagem do Hospital de Base, Thaís Ribeiro dos Santos Dias, ao Iges-DF.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.