Obituário

Professor de medicina da UnB Luiz Alberto de Mendonça morre de covid-19

Titular aposentado de pediatria da faculdade sentiu os sintomas durante um voo e não resistiu às complicações da doença. Médicos e docentes lamentaram a perda

Samara Schwingel
postado em 12/12/2020 11:58 / atualizado em 12/12/2020 20:06
 (crédito: Material cedido ao Correio )
(crédito: Material cedido ao Correio )

A medicina brasiliense amanheceu mais triste neste sábado (12/11). O professor titular aposentado de pediatria da Universidade de Brasília (UnB) Luiz Alberto de Mendonça Lima morreu, hoje, devido a complicações da covid-19 aos 71 anos.

Segundo nota da área da Medicina da Criança e Adolescente e da Direção da Faculdade de Medicina da UnB, há uma semana, durante um voo do Rio de Janeiro para Brasília, Luiz sentiu os sintomas da doença.

Ainda segundo a nota, Luiz não só atuou como professor pediatria, mas assumiu cargos como: Chefia do Departamento de Pediatria, atualmente área da Criança e Adolescente, Diretor Adjunto de Ensino e Pesquisa do HUB, e fundador da Fundação de Apoio ao Hospital Universitário, (FAHUB), instituição na qual foi presidente. "Sua liderança suave e forte, seguro de suas convicções por um mundo melhor, ele buscava a qualidade dos cenários de ensino no HUB", diz o texto.

Luiz Alberto foi professor da UnB
Luiz Alberto foi professor da UnB (foto: Material cedido ao Correio )

"A área da Medicina da Criança e Adolescente junto a Direção da Faculdade de Medicina e demais colegas do corpo docente e discente que tivemos o privilégio de seu convívio, estamos entristecidos e enlutados, não somente pela partida de mais um colega, mas também pelo desconhecimento dessa doença e pela falta de politicas públicas para este momento tão difícil para o país", segue a nota.

"Não temos palavras para expressar toda nossa dor, mas deixamos esta singela homenagem como prova de nosso afeto, gratidão e saudade do colega tão especial." O texto foi assinado por Marilucia Rocha de Almeida, professora associada de pediatria da UnB.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação