Recesso

Judiciário e OAB-DF suspendem expediente nesta terça-feira, Dia da Justiça

Todos os tribunais, fóruns e órgãos ligados ao Judiciário não funcionam, nesta terça-feira (8/12), devido ao feriado em todo território nacional

Correio Braziliense
postado em 07/12/2020 21:00
 (crédito: Fernando Lopes/CB/D.A Press)
(crédito: Fernando Lopes/CB/D.A Press)

Devido ao feriado forense do Dia da Justiça, celebrado nesta terça-feira (8/12), os Tribunais de Justiça estaduais, Superiores e Federais não terão expediente. A data, criada pela Lei nº 1.408/51, é prevista no artigo 62, inciso IV, da lei 5.010/66, com redação dada pela lei 6.741/79.

A Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) também suspendeu as atividades laborais no edifício Sede da OAB/DF, nas Subseções e na Caixa de Assistência dos Advogados do Distrito Federal (CAADF). A decisão baseia-se na Portaria nº 4 de 22 de janeiro de 2020. Contudo, segundo o documento, as demais estruturas da entidade deverão observar o horário de funcionamento do respectivo órgão que as abriga.

Feriado

Apesar de o Dia da Justiça ter sido estabelecido oficialmente em 1945, a data é comemorada desde 1940 em referência à Imaculada Conceição, cujo dia é também 8 de dezembro. A criação do feriado forense teve por objetivo homenagear o Poder Judiciário e todos os profissionais que atuam para o cumprimento da Justiça no país. Assim todos os tribunais, fóruns e órgãos ligados ao Judiciário não funcionam nesta data em virtude do feriado em todo território nacional.

Com informações do TSE

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação