Dezembro Vermelho

Mês de combate ao HIV e à Aids leva ações de conscientização para todo o DF

Campanha conta com distribuição de preservativos e testagem rápidas nas regiões administrativas. Segundo o último boletim epidemiológico, o DF teve aumento de 7,2% nos casos de HIV e 2,8% nos de Aids

Correio Braziliense
postado em 02/12/2020 22:12
 (crédito: Marcelo Ferreira/CB)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB)

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SESDF) realiza, durante todo o mês de dezembro, a campanha Dezembro Vermelho. Com ações em todo o DF, em referência ao mês de luta e prevenção contra o HIV e a Aids. As ações serão lideradas pelas equipes de Saúde da Família que atuam nas unidades básicas de saúde (UBSs) e farão trabalhos de prevenção, detecção e diagnóstico de HIV, Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis.

De acordo com o último boletim epidemiológico, divulgado na terça-feira (1/12), em 2019 foram detectados 752 casos de HIV — aumento de 7,2% em relação a 2018, quando foram registrados 701. Foram diagnosticados 294 casos de Aids, mais 2,8% que em 2018, quando este quantitativo foi de 286.

Em 2019, 92% das pessoas em tratamento com medicamentos antirretrovirais apresentaram carga viral indetectável. Essa situação apresenta um indicativo de que, apesar do aumento da infecção pelo vírus, a adesão ao tratamento pode ter aumentado, o que reflete na redução do número de casos de Aids.

Na avaliação da secretaria, as ações de prevenção adotadas pela rede pública podem ter refletido para que o aumento dos casos de Aids no DF, em 2019, não fosse maior. “Essas estratégias fazem com que as pessoas que vivem com HIV sejam diagnosticadas precocemente, iniciando o tratamento de forma oportuna e mantendo um tratamento adequado”, explica a gerente de Vigilância de Infecções Sexualmente Transmissíveis, Beatriz Maciel Luz.

Cronograma 

Durante a campanha, todas as UBSs da Asa Sul, Asa Norte, Cruzeiro, Varjão, Lago Norte, Samambaia, Taguatinga, Recanto das Emas, Águas Claras, Vicente Pires, Ceilândia, Brazlândia e Sol Nascente oferecerão acolhimento e testagem rápida para HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis. As unidades contarão, também, com a distribuição de preservativos.

Na UBS 1 do Guará, em 3 de dezembro, e no Polo de Modas do Guará 2, em 8 de dezembro, das 13h30 às 17h30, haverá ação na área externa das unidades, com orientações sobre medidas de prevenção, assistência e proteção contra ISTs.

No Jardim Botânico, em 12 de dezembro, das 8h às 12h, terá testagem em frente à Drogaria Santa Marta. No Jardins Mangueiral, no mesmo dia e horário, a testagem será na comercial da Padaria Pão Dourado. Já em São Sebastião, será no Terminal Rodoviário da cidade. Em todas as UBSs da região de saúde leste haverá distribuição de preservativos e testagem rápida. Algumas unidades terão painéis informativos sobre o tema e consultas de rotinas para avaliação.

A farmácia do ambulatório de ISTs/Aids do Hospital Regional de Ceilândia (HRC) terá horário de funcionamento estendido durante todo o mês de dezembro, abrindo de segunda a sexta-feira, nos períodos da manhã e tarde.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação