A Secretaria de Meio Ambiente (Sema) inaugura nesta quarta-feira (2/12) o Complexo Integrado de Reciclagem do Distrito Federal (CIR/DF). O espaço de 80 mil m² vai funcionar na Cidade Estrutural. A promessa do governo com o complexo é gerar 750 vagas de trabalho para catadores de materiais recicláveis.
O investimento total na obra foi de R$ 21 milhões e integra o programa de fechamento do lixão da Estrutural. Segundo a Sema, com o tratamento adequado dos resíduos sólidos no novo complexo, os materiais recicláveis podem ser reinseridos na cadeia produtiva, o que reduz a demanda por matérias-primas e também o impacto ambiental da produção.
A medida deve beneficiar as 22 cooperativas e associações que mantém contratos com o Governo do Distrito Federal (GDF) para a prestação de serviços de coleta seletiva e triagem. Nos primeiros meses, o espaço vai funcionar com dois terços da capacidade, e até 500 catadores desses grupos serão contratados pelo GDF para trabalhar no complexo.
Os trabalhadores vão atuar na recepção, triagem, classificação, prensagem, armazenamento e comercialização dos materiais recicláveis advindos da coleta seletiva. Quando o complexo passar a funcionar com a capacidade máxima, 5 mil toneladas de resíduos recicláveis devem ser processadas por mês.
/
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.