Terça-feira (1º/12) é o Dia Mundial de Luta contra a Aids, quando inicia-se o Dezembro Vermelho, mês da conscientização e combate à doença. Visando lembrar a data, o Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde e a Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) abrem a exposição Indetectável, na Estação Central, na Rodoviária do Plano Piloto. A exposição ficará no local até sexta-feira (4/12).
Cedida pelo Ministério da Saúde, a campanha é composta por fotos, relatos e histórias de vida de 13 pessoas que estão com vírus HIV indetectável no organismo. São registros sensíveis, partilhados voluntariamente, que contam sobre o tratamento e a luta contra o estigma; os medos e angústias, as conquistas e motivações.
A ação também integra o programa Saúde dos Trilhos, do Metrô-DF. Além da abertura da exposição, haverá distribuição de autotestes de HIV e preservativos pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), da Secretaria de Saúde. Equipes do CTA também darão orientações sobre prevenção de infecções sexualmente transmissíveis. Os testes serão distribuídos, mas não realizados no local, para evitar aglomeração.