A Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal quer reabrir os centros olímpicos de todo o DF. As unidades ainda seguem fechadas desde o início da pandemia, em março, como medida de combate à disseminação do novo coronavírus. Porém, com a reabertura dos parques, clubes e academias, a pasta pretende retomar as atividades nos espaços, respeitando todas os protocolos sanitários.
Em entrevista ao CB.Poder, uma parceria do Correio Braziliense e a TV Brasília, na tarde desta terça-feira (24/11), a secretária de Esportes, Celina Leão, destacou que os centros olímpicos são lugares que reforçam a busca pelo esporte e lazer, mas, acima de tudo, da saúde.
“Se você tem, hoje, as academias abertas para quem tem condição financeira de frequentá-las, por que não teria também nossas vilas olímpicas? A gente tem esbarrado muito na burocracia ainda, porque são contratos e não pode fugir do que está escrito no contrato. Ninguém estava preparado para essa pandemia”, disse.
Celina ressaltou ainda a importância do Governo do Distrito Federal (GDF) considerar os profissionais de educação física essenciais nesse período. Para ela, essa medida é fundamental, sobretudo para as pessoas que fazem parte do grupo de risco da covid-19. “Tem muitas pessoas maiores de 60 anos querendo acessar o esporte, mas sempre com segurança”, destacou.
Embora vários setores tenham autorização para funcionar, a secretária reforçou que as medidas de segurança devem ser cumpridas, pois “o momento ainda é complicado”. Ela disse que as liberações ocorreram de forma programada, após a criação de protocolos para cada decreto assinado pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) e que os espaços têm sido fiscalizados. “Não somente a secretaria, mas o DF Legal, o cidadão”, completou.