Uma escola pública de Ceilândia está entre as melhores em gestão no Centro-Oeste e vai disputar a premiação nacional. A Escola Classe 15 se destacou no Prêmio Gestão Escolar (PGE) 2020 com os trabalhos que vem realizando na pandemia, integrando ferramentas que alcançam todos os 524 estudantes.
O prêmio é promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a instituição vencedora do país será divulgada em 10 de dezembro. A EC 15 foi escolhida para representar o DF e, posteriormente, o Centro-Oeste.
“Para nós, ganhar essa etapa regional traz a certeza de que estamos no caminho certo. Estamos confiantes para a etapa nacional, pois o trabalho que realizamos na proposta de ensino remoto é consistente e temos visto que os estudantes estão aprendendo e realizando as atividades propostas”, afirmou a diretora, Mariângela Rolim de Oliveira, à Secretaria de Educação.
O prêmio de gestão deste ano homenageia escolas que superaram as barreiras do distanciamento provocado pelo novo coronavírus, com soluções inovadoras e comprometidas com o ensino dos alunos e a qualidade das atividades.
A EC 15 calcula que 200 estudantes recebem materiais impressos, e não ficam para trás no aprendizado a distância. O colégio também atende alunos pelo WhastApp e promove atividades em família, como hortas e projetos de educação ambiental. A instituição adquiriu novos equipamentos eletrônicos para que os professores pudessem trabalhar e fez campanhas para arrecadar dispositivos aos alunos sem recursos.
A instituição também melhorou o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), em 2019, ficando como a melhor pontuada em Ceilândia e a quinta melhor do DF. Ao todo, oito instituições de ensino do DF foram finalistas, com o Centro de Ensino Médio Integrado (Cemi) do Gama e a Escola Classe 16 de Planaltina, respectivamente, em segundo e terceiro lugar.