Para refletir sobre as questões étnicos-raciais, a discriminação e o racismo, o Ministério Público do Distrito Federal e Território (MPDFT) promove, nos dias 23 e 24 de novembro, a segunda edição do curso “Conscientização sobre racismo e preconceito racial”, das 14h às 17h30. Assim como edição a anterior, também terá transmissão online em razão das medidas de prevenção à covid-19.
A capacitação será ministrada pela professora da Universidade de Brasília (UnB) Francisca Cordélia Oliveira da Silva. A docente abordará desde a origem da diversidade étnica e racial do país à situação social da população negra atual. O público-alvo são as pessoas beneficiadas pela suspensão condicional do processo em casos de racismo ou injúria racial e demais interessadas no assunto.
As inscrições se encerram no final da tarde desta sexta-feira (20/11) e podem ser feitas por meio de formulário. São 50 vagas para participantes e a confirmação do cadastro será divulgado até as 19h desta sexta, por e-mail. No caso de servidores do MPDFT, é possível consultar a adesão pela página “Inscrições e resultados” da Secretaria de Educação e Desenvolvimento Corporativo (Secor).
O curso é uma das áreas de atuação do Projeto Oxalá, que visa ao enfrentamento do racismo e da discriminação racial no Distrito Federal. São três frentes de trabalho: prevenção, atenção à vítima e intervenção criminal efetiva e ressocializadora.
Feira de Afroempreendedorismo
Nesta sexta-feira (20/11), a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) promove a Feira de Afroempreendedorismo, com atividades culturais, oficinas de tranças e turbantes, grafite e ainda, aulas de percussão, em Santa Maria, durante a 6ª edição do programa Sua Vida Vale Muito Itinerante. As atrações seguem até este sábado (21/11), no estacionamento da Administração Regional, das 9h às 17h.
A programação voltada à Consciência Negra é o diferencial desta edição do programa Sua Vida Vale Muito Itinerante, que está percorrendo as cidades do DF para disponibilizar atendimentos gratuitos à população com médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas e outros profissionais voluntários. Quem comparece ao evento também pode emitir a 1ª via da identidade e fazer os agendamentos dos demais serviços do Na Hora. É oferecido ainda atendimento social e psicológico às vítimas de violência, por meio do Pró-Vítima.
Criada em agosto, a ação itinerante já passou por Samambaia, Estrutural, Ceilândia, Sobradinho II e Itapoã. Ao todo, a ação soma quase 4.000 atendimentos, nas cinco cidades.
Programação – Consciência Negra
Dia 20/11
Arrastão com a Percussão Nota 10
Oficina de percussão
Orquestra Percussiva Mestre Celim
Roda de Capoeira
Oficina de Turbante com o senegalês Ousumane, responsável pela marca Dior Thiam
Escola de Samba da Aruc
Painel sobre Consultoria de imagem
Ética de Rua
DJ Ocimar
Dia 21/11
Orquestra Percussiva Mestre Celim
DJ Ocimar
Aula de zumba
Oficina de trança com o trancista Pedro Paulo
Tambor de Criôlo
Cultura popular – Apresentação da sambadeira Fernanda, representante do Coletivo Cultural Sambadeiras de Bimba Filhas de Biloca
Oficina de Arte Expressão e Movimento com o professor Edmilson
Break