O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prometeu, e a previsão se cumpriu: a chuva foi intensa ao longo dessa quinta-feira (19/11) e deixou estragos pelo Distrito Federal. Depois do aguaceiro, a sexta-feira amanheceu com céu nublado, e as aberturas de sol poderiam até animar os brasilienses que ansiavam por sair ao ar livre. Contudo, não se deixe enganar. Para esta tarde, tem mais chuva: a temperatura vai subir e o tempo vai virar, já que a taxa de umidade está elevada, o que provoca grande instabilidade na atmosfera.
Os termômetros na madrugada marcaram 16ºC e podem chegar aos 26ºC no período mais quente: um alívio diante do calor dos últimos dias. Já a umidade segue elevada, e as taxas variam de 100% a 55%. Com isso, aumentam as chances de pancadas de chuva: um grande volume em um curto intervalo de tempo. "Ontem já amanheceu chovendo, e hoje a chuva deve se concentrar na parte da tarde, acompanhada de rajadas e descarga elétrica", alerta o meteorologista Mamedes Melo.
A expectativa do especialista é de que as precipitações na capital federal ultrapassem a média histórica de novembro. Até às 7h desta sexta, foram 224,6mm; o esperado para todo o mês são 226,9 mm. Na quinta, o maior volume foi registrado na região de Águas Emendadas, em Planaltina. Mamedes Melo ressalta que, como a previsão é de mais chuva até este domingo (22/11), a marca deve ser atingida. "Só na semana que vem é que deve dar uma diminuída boa", frisa. Enquanto isso, o DF segue sob aviso laranja, que alerta para o risco de chuvas intensas com rajadas de vento que podem chegar a 100 km/h.