Os 260 conselheiros de Cultura do Distrito Federal, entre titulares e suplentes, foram empossados na noite de terça-feira (17/11) pelo secretário de Cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrigues. Os membros foram eleitos para o triênio 2021/2024, com o processo de eleição promovido pelo Conselho de Cultura do Distrito Federal (CCDF).
O processo seletivo contemplou 20 regiões administrativas do DF. A votação teve um total de 4.616 votos válidos. O resultado foi divulgado pelo Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) em 13 de outubro. Por conta da pandemia de covid-19, as inscrições, habilitações, recursos, cadastro de eleitores, votação, resultados e posse foram feitas de forma virtual.
Durante a reunião, a conselheira de cultura Fernanda Morgani, representante da sociedade civil, explicou que cabe aos eleitos propor melhorias em suas comunidades e cobrar dos representantes para que as novas políticas públicas sejam efetivadas. “Reivindicamos, diariamente, transparência em cada ato público e cobramos os nossos gestores por isso”, completou.
A cerimônia contou com a apresentação musical da Dhi Ribeiro. Além da cantora, a conselheira eleita de Ceilândia, Nanci Araújo, também se apresentou com a música Tocando em frente, de Almir Sater, para expressar a emoção em representar a cultura da sua região.
Novas eleições
Das 31 regiões administrativas que participaram da seleção, 11 não conseguiram candidatos para constituir os conselhos. São elas: Águas Claras, Arniqueira, Fercal, Itapoã, Lago Norte, Lago Sul, Núcleo Bandeirante, Octogonal/Sudoeste, Park Way, Vicente Pires e SIA.
Com isso, o Conselho de Cultura abriu um novo chamamento eleitoral. As inscrições de candidaturas se encerraram na terça-feira (17/11), e a votação deve ser realizada entre 14 e 18 de dezembro, de forma on-line. O resultado está previsto para ser publicado no DODF entre 5 e 13 de janeiro de 2021.