As oito subseções da seccional distrital da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF) voltaram a funcionar presencialmente, nesta quarta-feira (18/11). O retorno acontece de forma gradual, e o atendimento ao público será das 9h às 18h.
Devido à pandemia de covid-19, o funcionamento ficou interrompido por sete meses, total e parcialmente. As atividades presenciais valem para as subseções de Ceilândia, Planaltina, Samambaia, Sobradinho, Taguatinga, do Núcleo Bandeirante, Gama e do Paranoá. Em 27 de novembro, será inaugurada a unidade de Águas Claras, que também contará com atendimento no local.
Nesta quinta-feira (19/11), será a vez de o Ministério Público do Trabalho no Distrito Federal (MPT-DF) retomar as atividades presenciais, no Setor de Autarquias Norte (Saun). O retorno havia sido confirmado na semana passada e divulgado nas redes sociais da instituição nacional.
No DF, o Setor de Atendimento ao Público voltará a atender a população, sindicatos e representantes legais, para receber denúncias sobre possíveis irregularidades trabalhistas. Apesar do retorno, o serviço para registros de pedidos de investigação continua disponível pela internet e por telefone. O atendimento remoto funcionará das 12h às 18h.
Em vídeo institucional, o procurador-geral do MPT, Alberto Balazeiro, destacou que a ideia é focar na "proteção máxima à saúde e segurança, aliando um melhor atendimento à sociedade". Entre as medidas adotadas para o retorno está a obrigatoriedade do uso de máscaras e da aferição de temperatura na entrada do prédio. Em diversos pontos do edifício, haverá álcool em gel para os visitantes, e o MPT-DF ressalta a necessidade de manter o distanciamento mínimo de dois metros.