Capacitação profissional

GDF promove cursos de capacitação para moradores de rua

Por meio desse projeto, foram oferecidas 200 vagas para os abrigados. A capacitação vão desde as áreas de segurança eletrônica básica, barbeiro, até informática básica

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e o Instituto Sou Brasileiro (Soubras) firmaram parceria para promover cursos de capacitação para pessoas em situação de rua. O projeto Um Novo Caminho incentiva a capacitação profissional de 40 horas nas áreas de segurança eletrônica básica, barbeiro e informática básica para moradores de rua e .

“Eu quero voltar ao mercado de trabalho seja prestando serviço em alguma empresa, seja por conta própria. Essa capacitação vai me abrir portas”, aposta o cearense Cícero Itací, de 52 anos. “Até agora eu aprendi muitas coisas e sigo aprendo mais a cada dia, para atingir meu objetivo:me engajar nessa profissão”, conta Luciano da Conceição, de 47. Ambos fazem o curso de eletricista e reparos em eletrodomésticos ministrado no Alojamento Provisório de Ceilândia, no Estádio Abadião.

Eles são alguns dos 110 participantes das atividades. “O que estamos fazendo é oferecer mais uma oportunidade de capacitação para quem quer voltar ao mercado de trabalho e superar a condição de rua”, enfatizou a secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha.

“Muitos estão desacreditados da própria vida, então essa possibilidade criada aqui é, de fato, um resgate pessoal”, avaliou Eduardo Pedrosa, que acompanhou a titular da Sedes durante visita, nesta terça-feira (17/11), ao espaço onde são ministradas as aulas. Nesse dia, os alunos ganharam de presente uma apresentação do mágico Tio André – que aproveitou o momento para falar sobre trabalho em equipe, cooperativismo e superação.

Oferta de vagas

Por meio desse projeto, foram oferecidas 200 vagas para os abrigados. Os responsáveis contabilizaram mais de 170 inscrições. Com a rotatividade do alojamento, entretanto, muitos já deixaram o local e alguns foram desligados por faltar às atividades.

“Essa questão de transferir para eles a responsabilidade em relação à assiduidade faz parte do processo educacional”, explicou o presidente do Instituto Soubras, Alan César Alves. Ele lembrou que a entrega do certificado está condicionada ao desempenho em sala e a 75% de frequência mínima.

Até dezembro, o projeto chega também ao Autódromo Nelson Piquet, onde está instalado o outro alojamento provisório do Governo do Distrito Federal destinado ao acolhimento de pessoas em situação de rua.

Renova-DF

A Secretaria de Estado do Trabalho também lançou novas oportunidades para aqueles que desejam uma nova oportunidade. O órgão abriu 3 mil vagas destinadas para curso de qualificação profissional. A iniciativa faz parte do Programa de Qualificação Profissional e Renovação de Equipamentos Públicos (Renova-DF) e foi divulgada na manhã da última segunda-feira (16/11) no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).

As vagas são voltadas a quem deseja participar do curso de auxiliar de manutenção. As possibilidades de profissão vão desde carpinteiro, jardineiro, encanador até serralheiro e pedreiro. O programa oferecerá cursos de qualificação profissional com duração mínima de 80 horas, distribuídas em até 20 horas semanais. As aulas serão ministradas por órgãos ou entidades reconhecidas e de notória experiência na formação e qualificação de mão-de-obra.

Com informações da Sedes