O Governo do Distrito Federal cancelou oficialmente as festas de Réveillon 2020 e Carnaval de 2021. De acordo com o Decreto nº 41.482, publicado no Diário Oficial do DF desta quarta-feira (18/11), os eventos públicos comemorativos referentes às datas em questão estão cancelados.
Em outubro, o GDF, por meio da Secretaria de Cultura, já dava sinais de que não tinha o interesse em subsidiar as comemorações de Réveillon 2020 e Carnaval do próximo ano. Na época, o secretário de Cultura, Bartolomeu Rodrigues, considerou que, devido à pandemia de covid-19, a capital federal não tem condições sanitárias para realizar grandes festas públicas.
O novo texto também altera o Decreto nº 40.939, de 02 de julho, e autoriza a realização de atividades coletivas culturais desde de ocorram em estacionamentos, com as pessoas dentro dos veículos, devendo ser observada a distância mínima de dois metros entre cada veículo estacionado.
As atividades de filmagem jornalísticas e de reportagem nacional e internacional e destinadas a uso pessoal e turístico também passam a ser liberadas desde que cumpridos os protocolos e medidas de segurança gerais para evitar disseminação do novo coronavírus.
Shoppings e comércio
Outra medida presente no novo decreto dispõe sobre o funcionamento de shoppings e centros comerciais no DF. O GDF autorizou esses estabelecimentos a retomarem as atividades como era antes da pandemia. A restrição de horário foi adotada como uma medida de combate à covid-19. Inicialmente, o funcionamento passou a ser das 13 às 21 horas; depois, das 11 às 21 horas. (Alterado pelo Decreto nº 40.989 de 13 de julho); e, das 10 às 22 horas (Alterado pelo Decreto nº 41.320 de 08 de outubro).