Eleições no Entorno

Formosa: zonas eleitorais fecharam às 17h e deixaram atrasados de fora

Segundo moradores, a pandemia afetou a divulgação sobre as eleições: nem todos se informaram sobre o horário de fechamento dos portões e sobre os candidatos

A pandemia do novo coranavírus trouxe algumas mudanças nas eleições municipais deste domingo (15/11) no Entorno. Com isso, segundo os eleitores, faltou informação sobre a divulgação dos horários de abertura e fechamento das zonas eleitorais.

Em Formosa (GO), os portões dos locais de votação foram fechados às 17h. A operadora de caixa Thaís Moura, 24 anos, chegou três minutos após o fechamento dos portões em uma zona eleitoral de Formosa e não conseguiu votar.

"De manhã eu conseguiria vir, mas não tinha certeza se a votação era apenas para os idosos e preferi vir de tarde", conta. A confusão nos horários também atrapalhou. "Achei que tudo foi mal divulgado, as informações não estavam muito acessíveis", opina.

A chuva foi outro complicador. "No horário do almoço, estava chovendo e eu só tinha como vir de moto, então deixei para ir depois do serviço, porém, acabei me atrasando", conta.

A desilusão com a política fez com que Thais não ficasse muito chateada de perder a chance de votar. "Como estamos em uma pandemia, eu acredito que essa não deveria ter sido a prioridade este ano. O dinheiro gasto com política foi mal gasto", completa.

Faltando 10 minutos para o fim da votação, a dona de casa Vanessa Felix, 33, esperava encontrar pouca movimentação na zona eleitoral. "Como no fim de tarde já tem menos gente, preferi vir nesse horário", explica.

 

Ed Alves/CB/D.A Press - Em Formosa (GO), portões das zonas eleitorais foram fechados às 17h

 

Apesar de saber o horário de fechamento dos portões, ela achou que a divulgação de informações sobre as eleições foi menor, comparada com os últimos anos. "Assim como as propaganda dos políticos. Eu me senti bem menos informada este ano e senti até dificuldade para escolher os candidatos", diz.

Para ensinar sobre a importância do ato de cidadania, a moradora de Formosa decidiu trazer os dois filhos com ela. "Eles me perguntam o que eu estou fazendo e eu falo sobre a importância de votar", conta. A expectativa é de que a situação da região melhore. "Formosa precisa muito de investimento", percebe Vanessa.