A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) resgatou cinco filhotes de capivara no Setor de Clubes Sul, na tarde de quinta-feira (12/11).O Batalhão de Policiamento Militar Ambiental (BPMA) recebeu a informação de que os filhotes estavam abandonados e mobilizou uma equipe para o resgate.
A mãe capivara não estava com os filhotes. De acordo com o BPMA, Os filhotes foram paridos no local e foram entregues ao berçário do Jardim Zoológico de Brasília.
Capivaras no Lago Paranoá
A presença dos mamíferos gera receio nos moradores do Distrito Federal. Uma das maiores preocupações de quem vive próximo ao lago é o aparecimento dos carrapatos das capivaras, que podem transmitir doenças graves, entre elas, a febre maculosa.
Em maio deste ano, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) divulgou que fará um estudo inédito no Brasil sobre o modo de vida das capivaras e os impactos da presença do animal ao longo do perímetro do Lago Paranoá. A pasta vai avaliar se a presença dos animais a 80 quilômetros da orla do Lago Paranoá é nociva ou não aos moradores. Além disso, a pesquisa vai monitorar se houve crescimento da quantidade de capivaras.
O projeto Capivaras: Identificação e monitoramento da população de capivaras no Lago Paranoá é uma parceria com especialistas de instituições como a Embrapa, a Universidade de Brasília (UnB) e a Universidade Católica de Brasília (UCB). O prazo de execução é de 12 meses.