Após máxima de 31,6 ºC, desta quarta-feira (11/11), na Ponte Alta Norte (Gama), o céu está com muitas nuvens carregadas e a já houve registro de chuva em regiões como Guará, Lago Sul, Arniqueira e Sudoeste. Os brasilienses devem ter cuidado, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de precipitações entre 30mm/h e 60 mm/h, ventos intensos que variam de 60km/h a 100 km/h. Além de risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
O Inmet aconselha em caso de rajadas de vento, não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. “Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia”, frisa o aviso.
Assim como o Instituto, a Defesa Civil do Distrito Federal advertiu, na última terça-feira (10/11), sobre possibilidade de forte precipitação com ventos intensos e trovoadas isoladas. E ainda, lembrou sobre a necessidade de ter cautela com alagamentos e no trânsito.
Novembro
Enquanto ao longo de todo o mês de outubro caíram 165 mm, apenas nos primeiros 10 dias de novembro já choveram 102,2 mm, o que corresponde a 45% da média mensal. A expectativa para todo o mês é de 226,9 mm. Segundo o Inmet, o aumento da temperatura e da umidade relativa do ar favorece o aumento da quantidade de precipitações. Nesta quarta-feira (11/11), por exemplo, a umidade variou entre 30% e 95%.
*Estagiária sob supervisão de José Carlos Vieira