Previsão do Tempo

Com elevação da temperatura, Inmet prevê chuva no período da tarde no DF

Pancadas devem ser mais intensas e acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento a partir de 30km/h

A quarta-feira (11/11) amanheceu com céu entre nuvens e poucas aberturas de sol. Como vai esquentar ao longo do dia, as chances de pancadas de chuva intensa aumentam no período da tarde e à noite, já que as taxas de umidade também estarão altas, deixando o tempo mais fechado. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a chuva deve vir acompanhada de trovoadas e rajadas de vento de pelo menos 30 km/h.

"A condição está muito favorável para ocorrer em qualquer lugar do Distrito Federal", ressalta o meteorologista Heráclio Alves. "Tem bastante umidade, a região está bastante instável", completa. As temperaturas vão variar entre 17°C e 32°C, e a umidade fica entre 95% e 40%.

O especialista destaca que essa condição de calor e umidade, que propiciam as chuvas, deve se manter para os próximos dias, e se intensificar na sexta-feira (13/11) e sábado (14/11). A porção leste da capital federal está sob aviso laranja de chuvas intensas, com até 100 mm em um único dia.

Chuvas

Heráclio Alves explica que o mês de novembro é, em geral, mais chuvoso. Enquanto ao longo de todo o mês de outubro caíram 165 mm, apenas nos primeiros dez dias de novembro já choveram 102,2 mm, o que corresponde a 45% da média mensal. A expectativa para todo o mês é de 226,9 mm.

O especialista ressalta que 2020 está mais chuvoso do que o ano anterior. O período decisivo para o acumulado foi o mês de outubro, que marca a transição entre a seca e as chuvas. Elas costumam começar na segunda quinzena do mês, o que não aconteceu no ano passado: outubro registrou 19,8 mm em 2019, 12% do que caiu neste ano.

A explicação para o maior volume em 2020 é que, neste ano, a combinação de queimadas e ondas de calor, que elevaram as temperaturas, e o corredor de umidade que veio do Norte do país, favoreceram a nebulosidade mais elevada, tornando as chuvas mais frequentes desde outubro. A previsão para todo o ano é de 1.477,4 mm. Até agora, o acumulado está em 1.300, 8 mm.