Foi lançado, nesta terça-feira (10/11), o edital da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec) que irá selecionar 100 artistas do Distrito Federal e Entorno, que irão trabalhar no 4º Encontro do Graffiti 2020, previsto para ocorrer entre 10 e 20 de dezembro deste ano. O evento faz parte do projeto que propõe a revitalização da Galeria dos Estados, no Setor Comercial Sul, e os grafiteiros contarão com investimento total de R$ 150 mil e cachê de R$ 1.500.
As inscrições começaram hoje e poderão ser realizadas até 23 de novembro. No ato da inscrição, os artistas deverão entregar uma proposta de trabalho, certificado da condição de Microempreendedor Individual (MEI) e portifólio que comprove desempenho em intervenções artísticas em muros, paredes, painéis, tapumes, etc.
De acordo com o secretário de Cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrigues, “reinaugurada, a Galeria dos Estados é um ponto vivo do nosso Centro. Ali, pulsam vidas. Levar a arte do grafite aos seus muros é trazer aos olhos a alma dessa cidade diversa”.
Érica Lewis, subsecretária da pasta, cita exemplos de cidades como Nova York e Miami, que recuperaram bairros inteiros por meio da arte urbana. “O Encontro de Graffiti democratiza o acesso à cultura e valoriza o trabalho dos grafiteiros e da cultura hip-hop presente no DF”, afirma.
Os custos com tintas serão bancados pela Administração da Região Administrativa do Plano Piloto. Devido à pandemia, os grafiteiros selecionados deverão cumprir as normas sanitárias recomendadas, como o uso de máscaras e distanciamento.