O juiz do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) e membro do Fórum Nacional de Juízes e Juízas contra o Racismo e toda forma de Discriminação, Fábio Esteves, comentou os desafios do poder Judiciário no combate ao racismo e discriminação racial no Brasil em entrevista concedida ao programa CB.Poder, parceria do Correio com a TV Brasília, na tarde desta segunda-feira (9/11), O magistrado acredita que há um processo de transformação para uma mudança estrutural.
“Nós temos condições de desconstruir o racismo. Nós temos condições de desconstruir no nosso dia a dia”, afirma. “Estamos em fase de transformação. Nos últimos cinco anos, nós temos observado uma postura de mudança radical no poder Judiciário”, pontua. Porém, ainda há muito a ser trabalhado. De acordo com o Fábio, é preciso mudar a estrutura legislativa para rever questões sobre segurança pública, saúde e desigualdade.
“Nós temos um sistema de Justiça que, infelizmente, não dá conta dessas questões raciais”, destaca. Para ele, o maior desafio é tornar a luta antirracista uma cultura. “Precisamos investir na formação para desconstruir essa cultura”, explicou.
Confira a entrevista na íntegra: