A manhã deste sábado (7/11) começou com um céu nublado e sol escondido. Com mínima registrada de 17ºC e com previsão de máxima até 32ºC, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que o tempo permaneça fechado, com chuvas em áreas isoladas. A umidade do ar varia entre 100% a 30% nas zonas mais quentes da capital federal.
“O predomínio é de que o sol apareça na maior parte do dia, mas sempre com nuvens. O tempo permanece nublado com previsão de precipitações em algumas áreas do DF”, explica meteorologista Mamedes Luiz Melo. Segundo o especialista algumas chuvas podem vir com rajadas de vento e trovoadas.
Das cinco estações meteorológicas, onde estão os medidores de temperatura do Inmet, foram registradas chuvas, na noite de ontem (6/11) em três regiões: Brazlândia, Sudoeste e Paranoá, sendo que na primeira o volume pluviométrico foi a maior. “Em quatro horas o volume de chuva em Brazlândia foi de 20 mm. Isso representa uma chuva moderada”, explica o meteorologista. No Sudoeste e no Paranoá a chuva foi fraca, com volume de 4mm e 1 mm, respectivamente.
Fim de semana
A previsão é que de a condição climática de tempo nublado permaneça para este domingo (8/11). “Há uma maior possibilidade de chuva, com temperaturas variando de 17ºC a 31ºC, e umidade de ar entre 100% e 40% (principalmente no período da tarde)”, diz Mamedes.
O meteorologista explica que durante a primavera (estação do ano atual) a característica das chuvas variam de intensidade ao longo do dia. “Elas podem chegar fracas e durar o dia inteiro, ou podem acumular e vir mais forte em um período curto do dia”, define.