O cerrado é o segundo bioma com mais espécies ameaçadas do país. De acordo com dados da pesquisa Contas de ecossistemas: Espécies ameaçadas de extinção no Brasil, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 1.061 espécies estão ameaçadas. O número representa 19,7% do total existente no bioma.
O estudo analisou os números de espécies ameaçadas nos biomas brasileiros (Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pampa, Pantanal e Mar e ilhas oceânicas) e diferentes tipos de ambiente (terrestre, água doce e marinho). Os dados da pesquisa são referentes ao ano de 2014, mas foi divulgado nesta quinta-feira (5/11).
Ainda segundo o levantamento, os números do cerrado perdem apenas para os da Mata Atlântica que somam 1.989 ou 25% do total de espécies. Além disso, 216 (4%) espécies encontradas no cerrado estão criticamente em perigo e 202 (3,7%) são consideradas quase ameaçadas de extinção.
Flora terrestre
As chapadas do cerrado apresentam uma das maiores proporções de flora terrestre ameaçada. O estudo indica que 39% das espécies vegetais estão em perigo. Na sequência aparecem Pampa, com 36% e Caatinga, com 33%.