O Governo do Distrito Federal anunciou, no início do ano, a construção de uma pista que ligaria o Sol Nascente ao Pôr do Sol. Chamada Avenida do Sol, a via começará a ser concretizada depois que o edital de licitação para contratação do estudo de viabilidade e concepção da obra for publicado, no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).
As propostas serão avaliadas e a escolha anunciada em 3 de dezembro, às 10h. A partir dessa data, os responsáveis pela proposta vencedora terão 75 dias corridos para enviar o planejamento de execução da obra. Feito isso, o Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER), responsável pela execução, deve iniciar os preparativos para a licitação das obras.
Pelo projeto, a via terá cerca de 7,8 quilômetros e ligará a BR-070, na altura da QNR, até a Avenida Elmo Serejo. A previsão é de que os investimentos sejam de cerca de R$ 20 milhões. De acordo com o GDF, cerca de 88 mil pessoas, moradores do Sol Nascente e Pôr do Sol, serão beneficiados pela pista.
Para o diretor-geral do DER, Fauzi Nacfur, a Avenida do Sol poderá definir os limites das cidades, o que é incerto para muitos moradores, além de melhorar o fluxo de veículos na região. Com a construção da pista, serão também feitas calçadas, pontos de iluminação, arborização e inseridos de equipamentos públicos ao longo do trajeto.
*Com informações da Agência Brasília