O primeiro laboratório do programa Reciclotech, que recicla resíduos eletrônicos, foi inaugurado neste sábado (28/11) no Setor de Indústrias do Gama. Ao todo, 15 computadores foram instalados no espaço, que fica no Instituto Viver Rafaela.
Os equipamentos foram reformados, reaproveitados e transformados antes de serem doados ao instituto pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF (Secti-DF). Com isso, o instituto vai ofertar aulas de informática e tecnologia da informação a jovens de 14 a 18 anos, em turmas de 30 alunos.
A expetativa da pasta é de que nos próximos dois anos, 40 mil máquinas sejam doadas, viabilizando o funcionamento de outros laboratórios de informática. Em 2021, 100 devem ser entregues.
O programa foi lançado em outubro para promover a inclusão digital a partir da gestão inteligente dos resíduos sólidos, assim como a proteção ao meio ambiente, já que promove o descarte apropriado do lixo eletrônico.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.