ENERGIA

Curto-circuito em caixa subterrânea de alta tensão deixa 307 Norte sem energia

Quadras da 105 a 108 e da 305 a 308 também foram afetadas. Não houve princípio de incêndio. Energia já foi restabelecida, mas moradores reclamam de instabilidade

Jéssica Cardoso*
postado em 19/11/2020 18:16 / atualizado em 19/11/2020 21:40
 (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

Por volta de 13h40 desta quinta-feira, um curto-circuito na caixa subterrânea da rede de alta tensão, próxima ao bloco H da 307 Norte, causou corte de energia elétrica na Asa Norte. De acordo com a Companhia Energética de Brasília (CEB), a estrutura atende 2.826 unidades consumidoras. As quadras da 105 a 108 e da 305 a 308 também foram afetadas.

Além da equipe da CEB, três viaturas e 13 militares do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF) foram encaminhados ao local. No entanto, o curto-circuito não causou princípio de incêndio. De acordo com  a CEB, às 14h54 a energia foi restabelecida pela equipe, mas moradores da região relatam que o fornecimento de luz está instável, com quedas constantes de energia.

Segundo o presidente do Conselho Comunitário da Asa Norte, Sérgio Melo, quedas de energia estão acontecendo com frequência nas quadras da Asa Norte. “Nós fizemos a reclamação na CEB, mas falta transparência na informação aos moradores e na previsão de quando esses problemas vão ser solucionados”, disse o presidente. 

Em nota, a CEB respondeu que "o papel fundamental da distribuidora é estar preparada para atuar nas ocorrências com rapidez e segurança, garantindo o restabelecimento da energia no menor tempo possível", e que "as quadras da Asa Norte registram poucos casos de falta de energia, mas ocorrências pontuais existem. Em toda a Asa Norte, costumam ocorrer muitos casos de furtos de cabos de cobre, o que causa instabilidade e falta de energia em algumas localidades".

*Estagiária sob a supervisão de Adson Boaventura

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação