Acordar com o barulho da chuva, na manhã desta quinta-feira (19/11), e ter que levantar da cama foi um desafio para os brasilienses. As precipitações começaram por volta das 3h e devem persistir ao longo do dia, conforme prevê o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Diferentemente do que vinha ocorrendo, céu tende a ficar encoberto e chuvoso durante o dia e no fim da tarde há possibilidade de pancadas de chuvas e trovoadas em áreas isoladas. A temperatura mínima, de 18ºC, foi registrada na madrugada. A máxima pode chegar aos 28ºC. A umidade relativa do ar varia entre 95% e 50%.
De acordo com a meteorologista Andréa Ramos, há previsão de ventos fracos a moderados. "Mas é importante lembrarmos que estamos com aviso laranja, que é de chuvas intensas”, ressaltou.
O alerta laranja permanece até as 11h de hoje. A partir desse horário ele pode ser mantido ou mudar, tudo vai depender dos estudos feitos pela equipe do Inmet. O aviso remete a chuvas intensas, de 30 milímetros (mm) a 60 mm. Já os ventos podem chegar a 100 km/h.
“Com esse aviso há riscos de queda de energia, queda de árvore.Então, se alguém presenciar qualquer problema, deve entrar em contato, imediatamente, com a Defesa Civil ou o Corpo de Bombeiros”, orientou Andrea.
A previsão para sexta-feira (20/11) e o fim de semana é de chuva também. De acordo com a especialista, o tempo chuvoso se mantém nos próximos dias, podendo ter alguns momentos de trégua.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.