Sistema prisional

Vídeo: Mais de 1,7 mil presos da Papuda são liberados para saidão

Os 1.739 internos que tiveram o benefício deverão se apresentar ao respectivo complexo prisional na próxima terça-feira (24/11) às 10h

Darcianne Diogo
postado em 17/11/2020 15:34
 (crédito: Material cedido ao Correio)
(crédito: Material cedido ao Correio)

Mais de 1,7 mil detentos lotados no Complexo Penitenciário da Papuda e no Centro de Progressão Penitenciária (CPP), no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), deixaram as unidades prisionais, na manhã desta terça-feira (17/11), para o saidão, benefício concedido pela Vara de Execuções Penais (VEP) aos presos que cumprem regime semiaberto. 

Vídeo obtido pelo Correio mostra o momento em que os detentos, supervisionados por viaturas da Secretaria de Administração Penitenciária (Seape), chegam à Rodoviária do Plano Piloto. Os 1.739 internos que tiveram o benefício deverão se apresentar ao respectivo complexo prisional na próxima terça-feira (24/11), às 10h. 

Tiveram direito ao saidão os presos das seis unidades prisionais, exceto o Centro de Detenção Provisória 2 (CDP 2), pois o complexo é destinado aos internos recém-chegados da Divisão de Controle e Custódia de Presos (DCCP) que cumprem quarentena em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

Vale ressaltar que não é necessário ser feriado para que haja a saída temporária e que os detentos têm direito a 35 dias do ano a serem gozados, seguindo o calendário estabelecido pela VEP, segundo a Seape. O próximo saidão está previsto para ocorrer entre 21 a 28 de dezembro. 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação