Agendamento de RG

Usuários relatam dificuldades no agendamento para emissão de RG

Problemas como indisponibilidade de vagas e divergência nos horários do agendamento de RG são relatados por moradores do DF que tentar tirar a primeira ou segundo via do documento de identificação no site da Polícia Civil

Correio Braziliense
postado em 16/11/2020 22:10 / atualizado em 16/11/2020 22:11
Ariceya Albuquerque está há quatro dias tentando agendar o atendimento para um dos filhos -  (crédito: Arquivo Pessoal)
Ariceya Albuquerque está há quatro dias tentando agendar o atendimento para um dos filhos - (crédito: Arquivo Pessoal)

Moradores do Distrito Federal e Entorno enfrentam dificuldades na hora de agendar a emissão do Registro Geral (RG) no site da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). Segundo relatos, o problema é recorrente, e as vagas, quando disponíveis, não são o suficiente para atender à demanda.

Moradora de Águas Claras, a professora Ariceya Albuquerque, 41 anos, tenta, há quatro dias, agendar a emissão do RG para o filho caçula, Khayro Albuquerque, 13. “Preciso tirar o RG do meu filho mais novo para viajar no fim do ano e estou quase desistindo”, conta.

Segundo ela, as vagas abrem e somem muito rápido, o que torna impossível de se conseguir emitir o documento. “A (minha) sugestão é abrirem mais vagas, ou criar uma lista de espera, porque do jeito que está, é inviável”, argumenta.

Virgínia Terencio, 43, tenta, há mais de 15 dias, conseguir um agendamento. A administradora e moradora de Águas Claras precisa emitir a segunda via do documento para os filhos Diana e Davi. Ela conta que, mesmo nas horas programados para abertura de vagas, aparece sempre a informação de que não há horários de agendamento disponíveis.

“Acredito que há uma falha nesta forma de agendamento, pois são recorrentes [tais problemas]”. Terencio sugere, também, que sejam ajustadas as informações acerca do serviço no site da PCDF, “tornando-o mais esclarecedor e disponibilizando claramente as vagas para o dia posterior ao acesso, por exemplo”.

O assistente administrativo e morador do Valparaíso de Goiás Gabriel Taian, 21, conseguiu agendar um horário para ele e a esposa, Ana Carolliny, 22. Depois de tentarem por cerca de uma semana, Gabriel marcou atendimento para os dois no posto do Na Hora da Rodoviária do Plano Piloto. Mas, o único horário disponível era durante o expediente dele. “Precisei chegar atrasado (ao trabalho) para fazer a identidade. Um absurdo ter que ficar por quase uma semana tentando agendar algo. Desde que esse modelo foi implementado, eu ouço pessoas reclamando dessa disponibilidade das vagas”, revela.

 800 vagas por dia

Segundo o diretor do Instituto de Identificação da PCDF, Simão Pedro Teixeira Albuquerque, estão sendo liberadas 800 vagas, diariamente, para agendamento. Ele afirma que alguns casos são atendidos sem agendamento, por configurarem prioridades legais, o que acrescenta em torno de 10% no número de atendimentos.

“Esse número representa em torno de 70% da nossa capacidade de atendimento. Estamos aumentando, gradativamente, a oferta de vagas, observando todos os critérios de segurança em relação à covid-19 para que o cidadão possa ter um atendimento seguro. A carteira de identidade fica disponível para retirada no posto de identificação em que o requerente foi atendido em no máximo 4 dias úteis”, explica.

Segundo ele, algumas adaptações foram necessárias devido à pandemia, “o que resultou em uma diminuição de baias de atendimento, por questões de segurança, e manutenção da distância mínima entre os requerentes”.

De acordo com o diretor, a PCDF está em fase de implantação de um novo sistema, mais moderno que o atual. Para isso, serão trocados todos os equipamentos para que se permita a oferta de mais vagas aos cidadãos. Também, será criada a possibilidade de solicitar a reimpressão da carteira de identidade sem a necessidade de um novo atendimento, para aquelas emitidas em até dois anos.

Essas soluções deverão ser implantadas até março de 2021. Segundo a instituição, com essas ações, as demandas reprimidas deverão diminuir.

Para realizar o agendamento

As vagas para emissão da primeira ou da segunda via do documento de identidade são disponibilizadas no site da Polícia Civil do Distrito Federal todos os dias úteis, nos horários de 08h30, 10h30, 14h30 e 16h30, conforme informado no portal da corporação.

As vagas são para atendimento em Delegacias da PCDF e postos do Na Hora, nas regiões: Plano Piloto, Samambaia, Cruzeiro, Guará, Planaltina, Santa Maria, Paranoá, São Sebastião, Brazlândia, Taguatinga, Ceilândia, Riacho Fundo I, Recanto das Emas, Gama e Sobradinho.

Para realizar o agendamento, é exigido o número do CPF. A relação de documentos obrigatórios para emitir o RG no dia agendado estão no site da PCDF.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Virgínia Terencio precisa emitir a segunda via do RG dos filhos, que está desatualizado.
    Virgínia Terencio precisa emitir a segunda via do RG dos filhos, que está desatualizado. Foto: Arquivo pessoal
  • Gabriel Taian precisou emitir novos documentos após perder a carteira com o seu RG e da esposa, Ana Carolliny.
    Gabriel Taian precisou emitir novos documentos após perder a carteira com o seu RG e da esposa, Ana Carolliny. Foto: Arquivo pessoal
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação