Mobilidade

Faixa exclusiva para ônibus no Eixo Monumental começa a ser implementada

A mudança ocorrerá na via S1, sentido Cruzeiro-Esplanada dos Ministérios, e na via N1, sentido Congresso Nacional-Setor Militar Urbano (SMU).

Correio Braziliense
postado em 16/11/2020 11:36
Ao longo do Eixo Monumental, a faixa da direita será exclusiva para transporte coletivo, nos dias úteis e pontos facultativos -  (crédito: Divulgação / Semob)
Ao longo do Eixo Monumental, a faixa da direita será exclusiva para transporte coletivo, nos dias úteis e pontos facultativos - (crédito: Divulgação / Semob)

O Eixo Monumental passará a contar com faixa exclusiva para o transporte coletivo. A implementação começou neste sábado (14/11) com a sinalização horizontal das faixas. Nesta segunda-feira (16/11), se as chuvas não atrapalharem, está prevista a conclusão da pintura do corredor que contempla as vias S1, sentido Cruzeiro-Esplanada dos Ministérios, e N1, sentido Congresso Nacional-Setor Militar Urbano (SMU).

A sinalização vertical será concluída nesta quinta-feira (19/11). O projeto é desenvolvido pela Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) e conta com o apoio do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

Para o secretário de Transporte e Mobilidade, Valter Casimiro, o intuito é dar mais agilidade na vida de quem utiliza o transporte público. “Reservando uma faixa de cada lado do Eixo Monumental só para os coletivos”. A faixa exclusiva vai proporcionar mais fluidez aos ônibus que enfrentam problemas de redução de velocidade, principalmente, em horários de pico.

De acordo com levantamento da Secretaria de Mobilidade, os ônibus que passam pelo trecho em frente ao Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), na via S1, e na altura do Teatro Nacional, na Via N1, fazem, em média, 2 mil viagens diárias e transportam cerca de 160 mil passageiros por dia.

Como funcionará

As pistas do Eixo Monumental são compostas por seis faixas de cada lado e o corredor exclusivo terá um total de 15 quilômetros de extensão, sendo 7,5 de cada lado.

A faixa da direita será exclusiva para o trânsito de ônibus em dias úteis e pontos facultativos. Nos fins de semana e feriados, será liberada.

Nas novas faixas prioritárias, poderão circular, além dos coletivos das linhas do DF e do Entorno, táxis e veículos de transporte escolar. Para todos os outros automóveis, a passagem será proibida.

Os locais das paradas de ônibus permanecerão inalterados. Nas entradas para outras vias, a linha de sinalização passará de contínua a pontilhada.

O Distrito Federal conta com 135,2 quilômetros de faixas exclusivas para ônibus, que funcionam na Estrada Parque Taguatinga (EPTG), na Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB), na W3 Sul e Norte e no Setor Policial.

 

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