Eleições

Mesmo com proibição, ruas do Entorno ficam cheias de santinhos

A distribuição de material de propaganda no local de votação ou vias próximas no dia de eleição é proibida pela Justiça Eleitoral

Renata Rusky
postado em 15/11/2020 10:43 / atualizado em 15/11/2020 14:59
 (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press)
(crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press)

É proibido pela Justiça Eleitoral o derrame de material de propaganda no local de votação ou vias próximas no dia de eleição. No município de Águas Lindas (GO), no entanto, partidos não se intimidaram pela resolução do Tribunal Superior Eleitoral que, inclusive, sujeita os infratores à multa, e jogaram diversas propagandas no chão.

Neste domingo (15/11) de eleições municipais, as ruas de Águas Lindas ficaram cobertas por santinhos de candidatos variados. Segundo o guarda municipal Edinei Lúcio, os papéis foram jogados durante a madrugada e alguns foram coletados e encaminhados para procedimentos legais. “Os candidatos devem sem notificados”, afirma.

Santinhos eleitorais em Águas Lindas (GO)
Santinhos eleitorais em Águas Lindas (GO) (foto: Minervino Júnior/CB/D.A Press)

Varredura simbólica

Um grupo de voluntários, no entanto, resolveu sair nas ruas varrendo tudo o que conseguia. O trabalho começou no sábado (14/11), mas, nesta manhã, o grupo recomeçou o trabalho às 7h e, antes das 9h, já tinha preenchido quatro sacos plásticos de 100 litros.

O atendente Evandinei Lima Rodrigues, 28, lamentou que não conseguiriam limpar tudo. “Nós limpamos e jogam mais, então é simbólico. A gente tem que varrer o lixo da rua e da política. Muito candidato que jogou santinho já está na Câmara”, reclama.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação