Quedas de árvores e de energia, alagamentos e descargas elétricas são alguns do riscos que se corre em períodos de chuvas intensas. O Instituto Nacional de Meteorologia divulgou, neste sábado (14/11), alerta de perigo que vai até a manhã de domingo (15/11). O órgão trabalha com quatro níveis de gravidade: nada previsto (verde), perigo potencial (amarelo), perigo (laranja) e grande perigo (vermelho).
O objetivo é que as pessoas tomem cuidado. "Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia", orienta o alerta.
Além das chuvas, que devem variar de 30 e 60 mm/h, os ventos também devem ser intensos, o que torna a situação mais perigosa. Eles podem chegar até 100 km/h.
Previsão
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o céu deve se manter encoberto por nuvens e há possibilidade de chuvas no DF.Já os ventos devem variar de fracos a moderados. A temperatura mínima esperada é de 18ºC e a máxima de 28ºC. A umidade relativa do ar prevista é de 100% a 45%.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.