A força tarefa do Hospital Regional de Taguatinga (HRT) fez 44 cirurgias ortopédicas entre segunda-feira (2/11) e quinta-feira (5/11). Desses pacientes, 37 receberam alta. A força-tarefa envolveu a participação de 60 profissionais da área de saúde.
No primeiro dia, feriado de Finados, foram feitos 14 procedimentos em pessoas que aguardavam por cirurgia internados na unidade hospitalar. Na terça-feira (3/11), os profissionais realizaram 16 cirurgias. Na quarta-feira (4/11), foram seis. No último dia, quinta-feira (5/11), mais oito pacientes operados.
O diretor do HRT, Renato Siqueira, comemorou o resultado e lembrou que ''a quantidade de cirurgias realizadas superou as expectativas, tendo em vista que a previsão era de que fossem realizadas oito cirurgias, em média, por dia''.
Renato Siqueira é ortopedista e participou dos procedimentos cirúrgicos acompanhado do superintendente da região de Saúde Sudoeste, Wendel Moreira. O médico lembra que foram reservadas quatro salas de cirurgia para os procedimentos.
As equipes do hospital receberam reforços de anestesiologista do Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib) e de residentes de anestesia, ortopedia e enfermagem.
O atendimento obedeceu à ordem de internação e quadro clínico e cirúrgico de cada paciente da fila de espera. Com essa ação, restaram seis pacientes, que ainda não tiveram condições clínicas para serem operados — quatro aguardam liberação do cardiologista, e outros dois testaram positivo para a covid-19, de forma que terão as cirurgias reagendadas após 15 dias.
* Com informações da Secretaria de Saúde
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.