A manhã de terça-feira (3/11) no Distrito Federal será de céu nublado com aberturas de sol em algumas áreas. No entanto, como os índices de umidade estão elevados, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que o aumento das temperaturas ao longo do dia vai favorecer a formação de nuvens mais carregadas. Com mais instabilidade, há chance de chuva entre a tarde e a noite.
Nas últimas 24h, choveram 38mm em toda a capital federal. A média para o mês todo é de 226, 9 mm. Na madrugada, a temperatura mínima foi de 17°C, e a máxima pode chegar aos 27°C nos momentos mais quentes. Já a umidade do ar varia entre 100% e 40%. O meteorologista Olívio Bahia explica que a Zona de Convergência do Atlântico Sul, um sistema meteorológico que aumenta o volume de chuvas, está bem perto do DF.
"Estamos na borda desse sistema que está atuando. Como está mais para a Bahia, a chuva acaba não sendo direta", afirma. "Como aquece um pouco, pode ter algumas nuvens que causam ventanias, a gente não descarta uma chuva mais intensa, bem próximo do que vem ocorrendo nos últimos dias", ressalta o especialista.
Por isso, ele recomenda que os brasilienses evitem se abrigar embaixo de árvores ou de estruturas metálicas, assim como não usar o celular conectado à rede elétrica. Olívio Bahia reforça ainda que os cuidados na pista molhada devem ser reforçados: reduzir a velocidade e manter distância do carro da frente. "Nesse período, não tem jeito de fugir dessas recomendações".
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.