A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu, nesta segunda-feira (2/11), um homem de 63 anos por comprar e transportar cerca de 200 pássaros silvestres em gaiolas. Os animais, identificados como canários, teriam sido comprados em Taguatinga, para serem revendidos em Vitória da Conquista (BA).
A abordagem ocorreu na BR-020, em Alvorada do Norte (GO). Os policiais fiscalizavam a rodovia quando deram ordem de parada a um Meriva, da General Motors. Ao parar o carro, o motorista informou que carregava diversas gaiolas com pássaros. Por tratarem-se de canários silvestres, eles não poderiam ser aprisionados nem comercializados.
O homem disse que apenas fazia o transporte dos animais e que o proprietário das aves teria passado pelo mesmo ponto, em outro carro, momentos antes. Os policiais iniciaram buscas pelo veículo indicado e chegaram ao segundo envolvido, que admitiu ser dono dos bichos.
O responsável disse ter comprado os pássaros em Taguatinga, para revendê-los na Bahia. Ele informou, também, que teria sido flagrado cometendo o mesmo crime na semana anterior, quando assinou um termo circunstanciado de ocorrência, comprometendo-se a se apresentar à Justiça.
O dono dos animais foi preso e encaminhado à Delegacia da Polícia Civil de Posse (GO), por crime ambiental. O homem que transportava os animais foi incluído na ocorrência como co-autor da infração.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.