Todo o Distrito Federal amanheceu debaixo de chuva neste domingo (1º/11). Com a chegada de novembro, as pancadas devem ficar mais volumosas e regulares, de acordo com a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Ainda que sem rajadas de vento, as chuvas devem ficar mais intensas no período da tarde e da noite, com chance de trovoadas. Esse condição de céu encoberto acompanhado de chuvas vai persistir nesta segunda-feira (2/11).
"Feriado de Finados é sempre com chuva em Brasília", alerta a meteorologista Andrea Ramos. Ela aponta que os dias vão ficar mais frios. Neste domingo, a mínima na madrugada foi de 18ºC e máxima não vai passar dos 22ºC. Na segunda, os termômetros não passam de 20ºC. Já a umidade se mantém elevada, e vai variar de 100% a 70%. "Novembro tende a manter essas chuvas e até ser mais constante do que outubro, que é um mês de transição", destaca a especialista. Andrea diz que a primavera tem esse mecanismo, de ajustar um período de estiagem para outro de maior volume de chuvas, o verão.
Esse diferença pode ser percebida já nas médias pluviométricas de cada mês: para outubro, o índice histórico é de 159,8 mm. Neste ano, o DF ultrapassou esse valor, e chegou a chover 165,6 mm. Para este mês são esperados 226,9mm. Por conta do volume das águas, o Inmet inseriu a capital federal na zona de alerta para chuvas intensas.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.