Uma entidade que acolhe pessoas em tratamento contra o vício das drogas e do álcool tomou posse de um terreno cedido pela Agência de Desenvolvimento do DF (Terracap) ao Distrito Federal, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania do DF (Sejus). A área de 35 hectares, localizada na zona rural de Ceilândia, será a sede da unidade masculina da Fazenda Esperança.
Na sexta-feira (23/10), o diretor de Regularização Social e Desenvolvimento Econômico da Terracap, Leonardo Mundim, e o Frei Rogério Soares visitaram o local. "Esta foi a primeira visita, uma visita de posse, feita por representante da Fazenda Esperança após a cessão da área da Terracap ao DF, que foi passada pela Sejus à entidade. Este projeto integra a política do governo Ibaneis Rocha de efetivo apoio à recuperação de dependentes químicos”, explica Leonardo Mundim.
“As terras não poderiam ser outras. São terapêuticas. A nossa gratidão ao governo do DF e à Terracap”, afirmou Frei Rogério, representante da Fazenda Esperança, ao avistar o terreno. O local inspira paz. É circundado por montanhas e margeado por um riacho. Com vasta área verde, pode-se ouvir o som dos pássaros. “Em menos de dois anos, estaremos com a unidade construída”. Segundo o Frei, a unidade masculina acolherá até 100 pessoas. O tratamento é feito de forma gratuita. “No dia 11 de novembro, frei Hans estará em Brasília com uma equipe técnica para planejar o início das obras”, antecipou.
Durante solenidade de entrega do termo de Cessão de Uso, no Palácio do Buriti, ocorrida no início deste mês, o governador Ibaneis Rocha (MDB) reiterou que as drogas atingem todas as classes sociais, de forma mais violenta àqueles que têm menos condições, mas atinge a todos. “A Fazenda atende a todos que precisam. E essa sociedade está clamando! Por meio da nova unidade, teremos uma grande oportunidade de ajudar a reabilitar esses jovens”, disse. Ainda na oportunidade, o governador prometeu empenho para se tornar o embaixador da instituição no DF.
A Fazenda Esperança
Desde 1983, a comunidade atua no processo de recuperação de dependentes químicos. O método de acolhimento da Fazenda da Esperança contempla três aspectos determinantes: o Trabalho como processo pedagógico; a Convivência em família; e a Espiritualidade para encontrar o sentido da vida.
Presente em 22 Países, são 141 unidades espalhadas por todo o mundo. Desse total, 93 estão no Brasil. No DF, há uma casa feminina, localizada em Brazlândia. Lá, 36 mulheres estão em processo de reabilitação. A Fazenda da Esperança abriga pessoas com idade entre 18 e 59 anos. O processo de recuperação adotado pela entidade tem 12 meses de duração.