Equipes do GDF Presente realizam serviços de prevenção na região do Lago Sul até o final desta semana. Os trabalhos, que começaram na segunda-feira (26/10), servem para evitar possíveis danos causados com a chegada chuvas no Distrito Federal (DF).
Entre os serviços listados estão: poda de árvores, limpeza de bocas de lobo, reposição de tampa de bueiros, substituição de meios-fios, desobstrução de valas para escoamento da água, entre outros. Para tanto, servidores da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e da Administração do Lago Sul formam a força-tarefa responsável pela execução da demanda.
Segundo informações do administrador regional do Lago Sul, Rubens Santoro, as quadras QL 14 e QL 18 necessitam de mais cuidados devido ao recorrente alagamento das residências e aos problemas com o escoamento da água da chuva. No caso da QL 14, três tampas de bueiros e cerca de 20 bocas de lobo foram reconstruídas ou revitalizadas. Além dos meios-fios da pracinha, que precisaram ser substituídos.
Ainda de acordo com o Santoro, 64 toneladas de entulho foram recolhidas após a limpeza da área verde do Parque Ecológico Bernando Sayão, na QI 28. As equipes limparam as valas da QL 6 e do Setor de Mansões Dom Bosco, entre as quadras 14 e 17. As árvores nesse trecho receberam podas. Nas QIs 13, 17,25 e 28 foi realizada uma operação tapa-buraco.
Outros serviços
Na região da Asa Sul, as melhorias na avenida da W3 foram finalizadas pela equipe do Polo Central Adjacente 1. Na quadra 712, as árvores próximas às casas foram podadas, na segunda-feira (26/10). Uma tonelada de lixo foi retirada das bocas de lobo das quadras 512 e 514 Sul e 18 bueiros foram revitalizados.
Nesta quarta-feira (28/10), os trabalhos de reforma do sistema de escoamento da W3 Sul, desde a 513 Sul até o início da avenida, começaram a ser realizados.
*Estagiária sob a supervisão de Guilherme Marinho