Direito dos Idosos

CLDF terá Procuradoria Especial de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa

Projeto foi aprovado, nesta quarta-feira (28/10), em segundo turno na Câmara Legislativa e segue para sanção do governador Ibaneis Rocha (MDB). Procuradoria vai contribuir para criação de políticas públicas, além disso, receberá e investigará denúncias de violações de direitos

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou, nesta quarta-feira (28/10), a criação da Procuradoria Especial de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa no parlamento. O projeto de resolução, iniciativa do deputado distrital Valdelino Barcelos (PP), foi aprovado em segundo turno com 14 votos favoráveis. O texto segue, agora, para sanção do governador Ibaneis Rocha (MDB).

O objetivo do órgão é contribuir para formulação de políticas públicas para população de terceira idade, garantindo a aplicação do Estatuto do Idoso no Distrito Federal. Além disso, a procuradoria receberá e investigará denúncias de violações de direitos.

De acordo com a proposição, o presidente da CLDF deverá designar parlamentares, um procurador-geral e um adjunto, a cada dois anos, no início da sessão legislativa. A equipe do órgão será composta por servidores da Casa, o que não deve gerar aumento de despesas, segundo a CLDF.