Devido ao feriado de Dia de Finados, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran) fará diversas alterações no trânsito, das 6h às 19h de segunda-feira (2/11), nas proximidades do Cemitério de Taguatinga, e dará apoio ao Departamento de Estradas e Rodagens (DER) na organização do fluxo de veículos e pedestres no acesso ao cemitério do Gama. A sinalização começará a ser montada a partir das 8h de sábado (31/10).
Somente poderão ter acesso à área interna dos dois cemitérios os veículos com autorização de vaga especial ou de pessoa com deficiência, devidamente emitida pelo Detran-DF, pessoas com mobilidade reduzida, viaturas oficiais, veículos de emergência e de imprensa. Veja como será em cada região:
Taguatinga
A via de acesso ao Cemitério de Taguatinga, pelo Setor de Oficinas Norte, será parcialmente interditada, pois será implantado sentido único no trânsito do local. A medida visa facilitar o acesso ao estacionamento em frente ao cemitério, que estará funcionando como área de embarque e desembarque dos visitantes. Os agentes realizarão o controle manual do trânsito e auxiliarão os pedestres na travessia da Avenida Hélio Prates.
Gama
A via de acesso ao Cemitério do Gama, a DF-475, terá o trânsito fechado para os veículos. O controle de tráfego será feito pelo DER-DF com apoio do Detran. Os agentes atuarão na altura do posto de combustível auxiliando no embarque e desembarque de pessoas. Uma das faixas da direita ficará fechada para garantir o deslocamento dos pedestres pela via (DF-475). O Departamento de Trânsito realizará, ainda, o controle do trânsito na via Contorno do Gama.
Planaltina, Sobradinho II, Brazlândia e Plano Piloto
Em Planaltina, Sobradinho II e Brazlândia, o Batalhão da Polícia Militar de cada região ficará responsável pelo trânsito nas proximidades dos cemitérios. No Plano Piloto, o controle viário será organizado pelo Batalhão de Trânsito (BPTran).
Orientações
O Detran recomenda aos condutores que redobrem a atenção nas proximidades dos cemitérios, não estacionem em local proibido e busquem rotas alternativas a fim de evitar congestionamentos, principalmente nos horários de pico.
Aos pedestres, a recomendação é para que façam a travessia somente nos locais controlados por agentes de trânsito.
A entrada nos cemitérios será controlada pelos funcionários da empresa Campo da Esperança Serviços, administradora das seis unidades do Distrito Federal.