Com o intuito de prestar uma homenagem para aqueles que morreram, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou a campanha "Cuidar da Saudade". A ideia é que as pessoas plantem uma árvore no Dia de Finados, 2 de novembro, em memória dos entes falecidos.
Para o bispo auxiliar do Rio de Janeiro e secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado, esse gesto também faz uma reflexão sobre a situação ecológica decorrente das queimadas em algumas regiões do país.
A campanha convida as pessoas a publicarem uma foto no Instagram plantando a árvore e contando a história de quem recebe a homenagem utilizando a hashtag #CuidarDaSaudade. As fotos serão publicadas no site da campanha.
O convite para plantar uma árvore no Dia de Finados, segundo dom Joel, é feito a “todos que experimentam a saudade e se angustiam com a devastação ambiental”. Dentro da perspectiva ecológica, a CNBB indica o plantio de árvores nativas de cada região e, se possível, árvores alimentícias. Além disso, é recomendável que se evitem sementes, fazendo o plantio a partir de mudas, com procedência garantida.