Nesta segunda-feira (26/10), o primeiro Centro Especializado de Saúde da Mulher (Cesmu) foi inaugurado no Distrito Federal, em comemoração ao Outubro Rosa. A unidade, localizada na 514 Sul, é equipada com 15 consultórios, uma sala para a realização de exames, uma para vacinas e outra para acolhimento.
Segundo a Secretaria de Saúde do DF, a previsão é de que sejam ofertados inicialmente cerca de 3,7 mil atendimentos mensais, sendo 900 consultas com a equipe multidisciplinar e 2,8 mil consultas médicas.
O atendimento será direcionado a pacientes, acima de 18 anos, que têm suspeita ou confirmação de câncer ginecológico e que já foram tratadas para outros tipos de câncer. Mulheres que apresentem outras doenças como obesidade e diabetes e mulheres transexuais vítimas de violência também serão atendidas.
Na unidade, as moradoras do DF poderão se consultar em especialidades de Ginecologia, Enfermagem, Endocrinologia, Dermatologia, Psicologia, Serviço Social, Nutrição, Mastologia, além de Homeopatia e Acupuntura.
Inauguração
Estiveram presentes ao evento o governador Ibaneis Rocha, a primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha, e o secretário de Saúde, Osnei Okumoto.
Durante a inauguração, o governador destacou que o centro especializado era o que faltava para garantir às mulheres o atendimento de qualidade, especialmente para pacientes com câncer, que representam cerca de 40% dos atendimentos. “Tenho certeza de que o atendimento a mais de 3 mil mulheres, por mês, vai ajudar a desafogar a saúde do DF e dar mais qualidade de vida para elas”, afirmou Ibaneis Rocha.
Já o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, lembrou que o atendimento especializado era “um sonho de muitos anos” por possibilitar um acolhimento especial e completo às mulheres.
A Secretaria de Saúde investiu cerca de R$ 50 mil para realização de adequações e melhorias no espaço que funcionava a policlínica da 514 Sul. Foram construídos banheiros anexados a consultórios e instalados bancadas, armários e isolamento acústico.
Principais atendimentos
- Acolhimento da gestante de alto risco referenciada;
- Atendimento por equipe multiprofissional com elaboração de Projeto Terapêutico Singular, Plano de Parto (em casos de gestantes);
- Acesso aos medicamentos necessários para saúde da mulher;
- Encaminhamentos responsáveis;
- Acesso à pré-natal de alto risco;
- Acompanhamento puerperal especializado;
- Ginecologia especializada;
- Oncoginecologia;
- Mastologia especializada;
- Exames diagnósticos de imagem, caso adquira colposcópio e ultrassom;
- Práticas integrativas de saúde (especificamente homeopatia e acupuntura);
- Atendimento psicológico;
- Atendimento aberto às vítimas de violência por assistente social e psicólogo;
- Dermatologia especializada;
- Endocrinologia especializada;
- Nutrição especializada.