Turismo

Brasília recebe evento turístico que ressalta a beleza da capital

O Famtour — Brasília Cidade do Design será realizado em 31 de outubro

Para exaltar a beleza da capital federal, o Sesc-DF e a Câmara de Turismo Criativo da Fecomércio do Distrito Federal realizam o Famtour — Brasília Cidade do Design, no sábado (31/10), das 9h às 14h. O intuito é apresentar um roteiro rico em atrativos que se enquadram no nicho contemporâneo de empreendimentos com o viés criativo na capital. O novo roteiro estará aberto ao público em 2021.

O itinerário vai passar por manifestações culturais e instalações que destacam Brasília como cidade do design, o que inclui Itamaraty, Igrejinha Nossa Senhora de Fátima, caminhada pela vizinhança da 308 Sul e, para finalizar, uma degustação gastronômica na Infinu.

A data escolhida para a realização do Famtour é o dia em que Brasília celebra três anos que passou a integrar o seleto grupo de cidades criativas do design do mundo, como Detroit (EUA), Berlim (Alemanha), Xangai (China) e Montreal (Canadá).

Para a coordenadora de Turismo do Sesc-DF, Elisângela Barros Silva, essa é uma oportunidade de mostrar um lado da cidade que muitos não conhecem. “A realização do Famtour — Brasília Cidade do Design tem o objetivo de apresentar aos seus convidados um roteiro posicionando Brasília como destino do design e buscando ganhar o reconhecimento tanto dos brasilienses quanto de turistas que chegam à cidade com referenciais apenas do que veem no noticiário", explica.

Perfil criativo

Elisângela ressalta que o projeto pretende destacar o potencial turístico por meio de manifestações da cultura local na arte contemporânea nas ruas, na música, na arquitetura, na gastronomia, nos empreendimentos que se reinventam e ratificam Brasília cidade do design com traços singulares e inspiradores para os criativos.

O presidente da Câmara de Economia Criativa da Fecomércio-DF, Pedro Affonso, explica que o objetivo do roteiro é promover a cidade para o resto do país. “A gente entende que Brasília tem um potencial enorme para atividade criativa. Hoje, a cidade te um perfil muito mais criativo do que administrativo. Não à toa temos o título concedido pela Unesco. Temos uma cena forte na área de eventos, entretenimento, artesanato e é importante mostrar para o resto do país esse lado”, conta.