Nesta quinta-feira (22/10), os brasilienses podem esperar pancadas de chuvas em todo o Distrito Federal. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as precipitações devem ser mais intensas durante a tarde.
Apesar das chuvas e nebulosidade, a temperatura chegará perto dos 30°C. Segundo o instituto, a máxima pode alcançar 29°C no DF e 28°C no Plano Piloto. A mínima registrada foi de 18°C durante a madrugada. Já a umidade relativa do ar chegou a 100% no início da manhã e a mínima esperada é de 45%.
Durante o período de chuvas, é necessário atenção e cuidados específicos com quedas de raios e ventos intensos. Segundo o meteorologista Heráclio Alves, os brasilienses devem evitar exposição. "É comum que os fortes ventos derrubem árvores no DF. Por isso, é recomendado que as pessoas não fiquem em áreas descampadas e sob árvores durante uma tempestade", diz.
Alertas e estragos
Na tarde desta quarta-feira (21/10), a Defesa Civil do DF emitiu um alerta de chuvas intensas e rajadas de vento em toda a capital federal. No mesmo período, o Metrô-DF apresentou instabilidades devido às fortes chuvas e 11 estações tiveram queda de energia.
A Defesa Civil orienta acionar o Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF), por meio do 193, em situações de emergência. Mas, aqueles que estiverem na rua quando começar a chover devem:
- Não segurar objetos metálicos longos, como varas de pesca e tripés;
- Não empinar pipas ou aeromodelos com fio;
- Não andar a cavalo;
- Não permanecer na água;
- Evitar lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios, como pequenas construções não protegidas (celeiros, tendas ou barracos) e veículos sem capota, como tratores, motocicletas ou bicicletas;
- Não permanecer em áreas abertas, como campos de futebol, quadras de tênis e estacionamentos;
- Não permanecer no alto de morros ou no topo de prédios;
- Não se aproximar de cercas de arame, varais metálicos, linhas elétricas aéreas e trilhos;
- Nunca se abrigar debaixo de árvores isoladas.