Trânsito

DER-DF retoma atendimento presencial no setor de multas e penalidades

Órgão continuará adotando as medidas de segurança para evitar a disseminação da covid-19

A partir desta quinta-feira (22/10), o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) reabrirá o Setor de Administração Municipal (SAM) para o atendimento presencial aos motoristas que necessitam resolver questões pendentes relacionadas a multas e penalidades.

Serão atendidos os cidadãos que fizerem o agendamento prévio no site do DER. As marcações poderão ser feitas a partir das 7h30, desta quarta-feira (21/10). O expediente será de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h. 

Os serviços que serão oferecidos presencialmente são: defesa e recurso de multas, indicação de real condutor infrator, conversão de multa em advertência, ressarcimento de multas pagas indevidamente, segunda via de multas e devolução de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Certificado de Licenciamento e Registro Veicular (CLRV) recolhidos. 

O atendimento presencial foi interrompido em março deste ano em razão da pandemia da covid-19, depois que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determinou, por meio do Artigo 3º, da Deliberação Nº 185, de 19 de março de 2020, a paralisação dos prazos de processos de responsabilidade dos órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito (SNT).

Desde então, o atendimento ao público no DER-DF é feito pelo e-mail requerimentos.multas@der.df.gov.br e pelos telefones 3111-5691 e 3111-5694, serviços que serão mantidos. 

A expectativa do órgão é que, com o agendamento, sejam atendidas cerca de 80 pessoas por dia com o tempo médio de 30 minutos para cada atendimento. Antes da paralisação do serviço presencial, o setor de multas atendia, em conjunto, na sede e no posto avançado, localizado no 3° Distrito Rodoviário, em Samambaia, 400 pessoas por dia.  

Medidas de proteção

 Como tem sido feito desde o inicio da pandemia, o DER-DF manterá os protocolos sanitários de combate à covid-19 em suas dependências. É obrigatório o uso de máscaras por parte dos servidores e, também, dos cidadãos, o órgão disponibiliza termômetros para aferição de temperatura, além do distribuir álcool gel e manter o distanciamento entre as pessoas.

*Com informações da Agência Brasília