A Polícia Civil e a Polícia Militar abordaram mais de 4 mil pessoas no Recanto das Emas, Sol Nascente, Pôr do Sol, Ceilândia, Santa Maria, São Sebastião e Samambaia entre ao longo dos últimos três meses em todo o Distrito Federal. A medida faz parte da Operação Quinto Mandamento, que voltou às ruas entre a última sexta-feira (16/10) e o domingo (18/10). O objetivo é reduzir os homicídios no Distrito Federal.
A escolha pelas regiões que serão fiscalizadas é definida por análises das subsecretarias de Inteligência (SI) e de Gestão da Informação (SGI). Nas abordagens, os policiais checaram a documentação de motoristas e verificaram se havia mandados de prisão contra as pessoas que foram paradas. Ainda há vistorias em estabelecimentos comerciais, cujos donos também recebem orientações sobre a segurança no local.
A Operação é coordenada pela Secretaria de Segurança, que realiza as fiscalizações, desde julho, aos finais de semana. O Departamento de Trânsito (Detran), o Departamento de Estradas e Rodagem (DER), o Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF) e o DF Legal também participam das ações.