Covid-19

Hospital do Mané Garrincha será desativado nesta quinta-feira

Quatro pacientes terão alta e 24 serão encaminhados a outras unidades de saúde do Distrito Federal

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal vai encerrar as atividades do Hospital de Campanha do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha nesta quinta-feira (15/10). A previsão segue o Plano de Desmobilização de Leitos Covid-19 do DF, anunciado na última sexta-feira pelo secretário de Saúde, Osnei Okumoto.

O hospital, inaugurado em maio, será fechado após cerca de cinco meses de funcionamento a pacientes da covid-19. Atualmente, a unidade de saúde tem 28 pacientes internados; destes, quatro receberão alta na quinta-feira e os demais serão encaminhados para atendimento em outros hospitais.

Balanço

Desde 22 de maio, o Hospital de Campanha do Mané Garrincha atendeu a cerca de 1,8 mil pacientes. Destes, 1.787 se recuperaram e 32 morreram. A equipe do local foi composta por 129 médicos e 647 enfermeiros, além de outros profissionais como técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionistas e profissionais administrativos não-assistenciais.

O hospital contou com 197 leitos — 173 de enfermaria para adulto, 20 de suporte avançado e quatro de emergência. Estes equipamentos serão integrados ao patrimônio da Secretaria de Saúde, que destinará esse material a pacientes com outras enfermidades nas diversas unidades da rede pública do DF.